quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Bolo de Macaxeira pro lanche!

Esse (era) um dos bolos que eu jamais pensei em preparar!
A mãe da minha amiga Izaura, tia Ica, fazia o melhor de todos mas era trabalhoso demais. Cada um tinha sua atividade, um ralava o coco, o outro o aipim (lá no RJ é assim que se fala), enquanto a nossa maravilhosa cozinheira unia com perfeição os ingredientes frescos. Era um poema e uma sorte estar lá quando ela o preparava.
Outro dia, enquanto estava na Mercearia Rainha da Praia, Simone, uma das proprietárias e minha amiga, me ofereceu a macaxeira já ralada e disse que era pra fazer bolo. Na hora eu disse que não sabia como fazer e ela prontamente me passou uma receita fácil e deliciosa. Antes de publicar levei pro trabalho e meus colegas aprovaram.
Com pequenas alterações, vamos à receita!
Os itens com * não existem na receita original.
Ingredientes:
01 kg de macaxeira ralada
50 g de coco fresco ralado (já fiz com 100 e ficou muito bom também)*
01 xícara e 1/2 de açúcar - 02 xícaras na receita original
03 ovos
200 ml leite de coco caseiro 
02 colheres de óleo de girassol ou de coco- receita original com manteiga
01 colher de sopa de fermento*
01 pitada de sal*
Pré aquecer o forno e untar o tabuleiro - de tamanho médio, com óleo ou manteiga.
Sem segredos, misturar todos os ingredientes, colocando o fermento e o sal por último.
Levar ao forno por aproximadamente 40 minutos.
Ele é bom quente mas é ainda melhor quando esfria.
Nem preciso dizer que o João adora e é uma ótima opção pro lanchinho dele, nutritivo e delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!